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Bem vind@ a página de anTONio MARtins MELo (TON MARMEL), Advogado pós-graduado em Direito Público, Artista Visual, Arquiteto da própria vida, que tem a missão de oferecer serviços jurídicos experientes, consultoria, defesa, acompanhamento processual com conhecimento de excelência, criatividade, segurança e eficiência.
DESTAQUE: DIREITO AUTORAL - AUTENTICIDADE DE OBRAS - Análise e sugestões ao legislador. (Para ler basta clicar neste link http://antoniomartinsmelo-advogado.blogspot.com/2011/05/direito-autoral-autenticidade-de-obras.html

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segunda-feira, 6 de maio de 2019

GUERNICA E A CONSTITUINTE (PROSTITUINTE 88)


GUERNICA BRASILEIRA E A CONSTITUINTE (PROSTITUINTE 88)

No ano de 1988 eu era estagiário da Faculdade de Direito do Distrito Federal na Procuradoria de uma renomada Fundação Pública de âmbito nacional (FLBA; extinta pelo Collor de Mello) ligada diretamente a Presidência da República e, por força do ar que respirava o Brasil e meu local de estágio naqueles anos, acompanhei todas as movimentações e publicações oficiais e não-oficiais, que envolveram todo o processo de discussão e feitura da atual Constituição brasileira.

- Eu era feliz e não sabia!



Particularmente, depois que deixei de trabalhar com esculturas, que assumi a pintura, o linearismo excessivo do cubista Pablo Picasso tornou-me um hábito.



Assim, a influência foi tanta que cheguei a pintar o quadro que titulei Guernica Brasileira (em 1988, época da Constituinte no Brasil) totalmente inspirado no quadro Guernica, inclusive com utilização de vários detalhes pintados por Picasso, e há entre os dois trabalhos uma relação de identidade muito forte não apenas na aparência, mas no contexto e relato histórico principalmente.



Guernica é a pintura-painel mais representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães do nazismo, ou seja, retrata o sofrimento e luta do povo espanhol contra inimigos e ditaduras invasoras, externas.



Por nosso lado, Guernica Brasileira relata a luta, o sofrimento do povo brasileiro contra os próprios brasileiros, inimigos internos do Brasil, em especial os pertencentes a classe política face à ausência, na ocasião, de uma melhor abordagem ou total ausência no texto da Constituição de temas vitais como infância, direito a moradia, combate à corrupção que ainda assolam e padecemos os seus efeitos morais.




SOBRE GUERNICA DE PABLO PICASSO

Ao longo dos anos, a obra de Pablo Picasso adquiriu forte significado político. Os temas sociais se tornaram um símbolo contra violência ao ser humano. Na década de 1930, as turbulências políticas ocorridas na Espanha com o advento do fascismo já o atormentavam.



O auge dessa·crise foi a deflagração, em 1936, da Guerra Civil Espanhola, na qual lutavam duas facções: os fascistas, que contavam com o apoio internacional (de nazistas, comunistas, socialistas, ditaduras), e os republicanos, contrários à instalação de um governo ditatorial nos moldes do que havia na Alemanha, na Itália, na União Soviética e outros lugares.



Nesse sangrento episódio que durou três anos e terminou com a derrota dos republicanos, a população civil foi alvo de fuzilamentos e massacres e muitas cidades foram bombardeadas, inclusive Madri.



Picasso se horrorizou e, ao saber do bombardeio do Museu do Prado, se tornou seu diretor de honra, tentando proteger as obras que lá estavam.



Numa atitude altruísta, alguns artistas espanhóis – dentre eles Goya - se mobilizaram para criar obras que representassem a resistência republicana espanhola com a intenção de mostrá-Ias em um salão em Paris. Picasso começou a produzir alguns trabalhos com esse objetivo, quando aviões da Força Aérea Alemã bombardearam a cidade de Guernica, arrasando-a completamente em apenas três horas, num ataque sem precedentes que utilizou um arsenal de mais de 3 mil bombas.



A partir desse terrível evento, Picasso assumiu a total politização de sua obra, dando uma função política ao Cubismo, conhecido como “cubismo consciente”.



Assim, em decorrência da destruição da cidade espanhola, ele produziu o grande painel Guernica, até hoje considerado um símbolo contra a guerra.

Trata-se de uma obra com quase 8 m de comprimento por 3,5 m de altura.



Ao ser exposta pela primeira vez, a tela não provocou um grande impacto no salão de Paris. No entanto, foi adquirindo cada vez mais notoriedade, o que provocou a ira dos nazistas (comunistas, fascistas) que tentaram invadir o ateliê de Picasso, matá-lo, e destruir esse painel.



Com o objetivo de divulgar pelo mundo as atrocidades cometidas pelos fascistas, nazistas e comunistas durante a guerra civil, Picasso a expôs em vários países como um símbolo nômade da democracia. A tela Guernica só chegou à Espanha em 1981 e hoje está no Museu Reina Sofia, em Madri.




A TÉCNICA DE GUERNICA DE PICASSO

Guernica é uma pintura do tipo grisaille (Grisalha: Pintura monocromática em cinza), cuja técnica produz um efeito visual semelhante a um baixo-relevo de conotação decorativa utilizado em arquitetura, cuja estrutura é triangular, semelhante a um frontão grego, com figuras hieráticas (Formas clássicas e majestosas), de forte simbolismo, inseridas em um espaço com características arquitetônicas.



Os elementos são agrupados simbolicamente e alguns deles dialogam com obras antológicas, como a escultura Pietà, de Michelangelo. Nesse caso, nota-se que Picasso se inspirou na composição da figura da Madona segurando o corpo de Jesus.




COMPARAÇÕES ENTRE AS DUAS PINTURAS

Enquanto Picasso utilizou a imagem de uma lâmpada e seus raios luminosos pra simbolizar a explosão de bombas, em Guernica Brasileira a mesma imagem de lâmpada significava luz, despertar para a liberdade em meio aos obscuros acontecimentos. Sendo que a alegoria da figura lembra a Estatua da Liberdade construída em 1886.



Por outro lado, enquanto Picasso utilizou a imagem de um touro para simbolizar a brutalidade, a escuridão, a violência e atrocidades, e a imagem do cavalo representava o povo, em Guernica Brasileira a brutalidade é traduzida através da imagem do próprio cavalo alvejado no combate mortal por lança quebrada, que se encontra na mão do povo resistente, mesmo ferido, cujo corpo encontra-se esticado no chão tendo ao lado outro corpo humano, desfigurado, massacrado.

Em Guernica não há uma alusão expressa ao povo espanhol. Entretanto, em Guernica Brasileira existem traços da própria bandeira nacional que se fazem presentes, a começar pela imagem do losango central, existente na bandeira brasileira como um dos elementos gráficos em azul.

Além disso, em Guernica Brasileira também existe ou elemento referencial brasileiro que é visível através da imagem do Congresso Nacional ao centro, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer inconfundível mundialmente, inaugurado em 1960.

E como primeiro elemento crítico face a passividade e omissão de seus membros, ante acontecimentos e negociatas que eram travadas por aproveitadores nos bastidores do poder, que já anunciavam plano macabro de tomada de poder silenciosamente, sobre a imagem do Congresso Nacional reunido em assembléia nacional constituinte, repousa um elefante branco como símbolo de inutilidade, na concepção do povo.

E sob inflamados discursos falaciosos de restabelecimento da ordem democrática chamaram a atenção internacional, enquanto deixavam assuntos importantes para o futuro da nação, como infância, velhice, ecologia, arte, educação, meio ambiente, direitos, relegados ao segundo plano, afugentando o próprio povo do cenário dos acontecimentos.

Por último ressalta-se que enquanto Guernica (26.04.1937) de Picasso é uma pintura monocromática que mede 800 centímetros de largura por 350 centímetros de altura, Guernica Brasileira (05.10.1988) é quadro pintado à óleo sobre tela medindo 100 cm de largura por 70 centímetros de altura, executado mais de 51 anos depois.


 (Texto extraído do Livro O que é Arte Original, Autêntica, Derivada, Fake de autoria de Ton MarMelo)

#marmel


terça-feira, 20 de novembro de 2018

CONTROLE


- Controle! É tudo uma questão de controle. 

- Toda ditadura tem uma obcessáo. - É isso!


- Na Roma antiga davam para as pessoas páo e circo. Entretiam o povo com diversão. As outras ditaduras usam outras estratégias para controlar ideias e conhecimento.


- E como fazem isso?!

- Rebaixam a educação! Limitam a cultura, censuram as informações. Censuram qualquer meio de expressão individual.

- E é importante lembrar que esse é um padrão que sempre se repete por toda a história.

Autorretrato. 2018. #marmel #martmel #controle #ditadura #panisetc ircens#paoecirco #autorretrato #tonmarmel #contramarxismocultural#contraculturamarxista).

- Controle! É tudo uma questáo de controle.
- Toda ditadura tem uma obcessáo. - É isso!
- Na Roma antiga davam para as pessoas páo e circo. Entretiam o povo com diversáo. As outras ditaduras usam outras estratégias para controlar ideiais e conhecimento.
- E como fazem isso?!
- Rebaixam a educaçáo! Elas limitam a cultura, censuram as informaçóes. Censura qualquer meio de expressáo individual.
- E é importante lembrar que esse é um padráo que sempre se repete por toda a história.
-É isso!

(Autorretrato. 2018. Ton MarMel #martmel #marmel)





quinta-feira, 1 de novembro de 2018

UNIDOS CONTRA CORRUPÇÃO - NOVAS MEDIDAS



ACESSE. SE INSCREVA. COMPARTILHE. COLABORE. FAÇA PARTE DESSA TURMA DO BEM. DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO. FAÇA SUA PARTE. AJUDE O PAÍS A COMBATER A CORRUPÇÃO. FOI ATRAVÉS DA PRIMEIRA FASE DESSA CAMPANHA QUE NASCEU A LEI DA FICHA LIMPA. Essa é minha mais recente contribuição para campanha DIGA NÃO À CORRUPÇÃO! que é a campanha de retomada de valores sociais e culturais que se intensifica também através da arte, meios sociais e jurídicos e está numa NOVA FASE.


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Assim, independente da visão ideológica sabemos que muitos são contra a corrupção. Portanto, entrando no site do endereço abaixo você vai ver que existe um espaço para você clicar, assinar e passar a fazer parte desse Grupo do Bem, fazer parte dessa União.


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Eu já me cadastrei. Já assinei. Já estou integrado nessa luta. E você? Vem!!!
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Novas Medidas. Unidos Contra a Corrupçao (Ton MarMel) #combateacorrupcao #unidoscontraacorrupcao #marmel #martmel #tonmarmel #mpf #oabdf #foracorrupcao #diganaoacorrupcao #artefazparte #arteportodaparte #brasil #novasmasmedidas



Preencha a ficha que está na página do site, coloque seu e-mail e clique enviar e em seguida você espalha essa ideia. Fala com, pelo menos, 5 amigos seus. 


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Faz isso agora!!!

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Não! Não deixa pra depois. VAMOS JUNTOS participar da maior batalha anticorrupção da história do nosso país.




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No site tem instruçóes, diversos materiais, panfletos, cartazes, marcas para camisetas, e todo o material de apoio de que vocë pode precisar.










sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CAMPANHA DE COMBATE AO MARXISMO CULTURAL E Á CORRUPÇÃO

CAMPANHA DE COMBATE AO MARXISMO CULTURAL VERMELHO E Á CORRUPÇÃO

MARXISMO CULTURAL, QUE BICHO É ISSO?!

Marxismo cultural é um movimento ideológico que pretende implantar a revolução marxista de Karl Marx. Não através dos meios armados ou de uma movimentação de violência, mas por meio da transformação da cultura ocidental. Na verdade, o Ocidente é uma cultura que está toda baseada, desde o tempo dos antigos filósofos gregos, principalmente depois do Cristianismo, na espiritualidade.


O marxismo cultural começa formalmente com a fundação da neomarxista Escola de Frankfurt, cujo principal instrumento de controle social, cultural e político tem sido o que se conhece como correção política. Na Europa Ocidental e nos Estados Unidos não se tem aplicado o modelo econômico marxista. Entretanto, o marxismo cultural domina alguns aspectos das sociedades democráticas ocidentais atuais.



O marxismo cultural funciona na prática como um vírus e consiste no uso abusivo da imprensa e da educação para fazer com que os dogmas de Karl Marx se tornem a forma de pensar dominante numa sociedade. Um professor marxista usará sua influência sobre seus alunos para convencê-los de que a sociedade capitalista é injusta e por isso não pode prosperar. Jornalistas marxistas farão o mesmo aproveitando que a televisão e os jornais têm uma espécie de fé pública e tudo que é dito lá é compreendido pela maior parte das pessoas como verdades evidentes. Dessa forma é possível fazer uma revolução sem usar violência, basta fazer a população acreditar nos dogmas de Marx e com isso políticos de esquerda sempre vencerão as eleições e as leis e costumes dessa sociedade passarão a obedecer aos dogmas de Marx. Um exemplo disso é que no Brasil poucas pessoas conhecem as obras de adoração ao Diabo de Marx. Quem quiser lê-las basta procurar por "Oulanem, uma Tragédia" nos buscadores.




Ah! A Campanha de Combate a Corrupção está numa nova fase e independente da visão ideológica sabemos que muitos são contra a corrupção.


E entrando no site de endereço abaixo você vai ver que existe um espaço para você clicar, assinar e passar a fazer parte desse grupo do bem, fazer parte dessa união.


Eu já me cadastrei. Já assinei. Já estou integrado nessa luta. E você? Vem!!!


Preencha a ficha que está na página do site da campanha, coloque seu e-mail e clique enviar e em seguida você espalha essa ideia. Fala com, pelo menos, 5 amigos seus.

Lá no site tem muito mateiral de para divulgaçao e informácáo. Lá desde botom, a banners, cartazes, cartilhas, tema para avatar no Facebook, camisetas, cartazes, adesivos, bandeira, posts, stories, panfletos varios.


Faz isso agora?! Não! Não deixa pra depois. Vamos juntos participar da maior batalha anticorrupção da história do nosso país.

ACESSE AGORA O LINK ABAIXO E VEJA TUDO






"A corrupção é uma atividade econômica,com fins lucrativos.O melhor modo de acabar com a corrupção,é fazer com que ela dê prejuízo a quem a pratica, tanto ao que corrompe como ao que é corrompido. As pessoas indiciadas ou já condenadas e presas na Operaçao Lava-Jato deveriam sofrer um arresto total de todos os bens que possuem. De todos os bens patrimoniais e valores. Tudo deve leiloado e o montante devolvido aos cofres de onde foram retirados. E o que sobrar (se sobrar) deve ser destinado para pagar as despesas das investigações e julgamentos, além de traslados; horas de trabalho da justiça e demais  despesas decorrentes do processo. Para finalizar, com uma pesada multa a título de indenização ao erário. No dia que fizerem isso,essa turma da corrupção vai mudar de atividade. 


segunda-feira, 22 de outubro de 2018

A CONTA DOS PREJUÍZOS É DO PT-SOCIALISTAS-COMUNISTAS-MILITANTES E ALIADOS



É justo! É certo! É mais que justo e certo! É de direito e de fato quem deve pagar a conta! Essa estória de que fazem o que bem entendem e depois se mandam deixando a conta para os otários pagarem acabou!

A CONTA É DO PT, SOCIALISTAS, COMUNISTAS, MILITANTES E PARTIDOS ALIADOS (Ton MarMel. Ton Martmel #tonmarmel #tonmartmel)

Todos vemos as notícias das doações, dos rombos, dos roubos, dos processos que as empresas públicas estáo sendo condenadas por culpa dos governos do PT durante 16 anos ininterruptos na presidência da República e durante 36 anos em governos de prefeituras.

Ora, é muita voracidade dos dirigentes desse partido nos cofres da nação que receberam as chaves em confiança.

Cadeia! Condenação penal não devolve o que foi roubado, de quem foi roubado. 

Condenação penal é pena pessoal, mas restam as penas de Direito Civil. Restam as indenizações, as reparaçóes, os danos morais.

Entáo creio que os lesados devem ser reparados, indenizados minimamente e naó falo em pedido de perdáo e aceitáo. Falo e reparaçao financeira, mesmo!

Assim, uma olhada nas folhas de filiação partidária desses partidos e organizações podem apontar quem deve pagar a conta da indenização cujos valores vivem sendo noticiados pela imprensa.

Afinal, os militantes desses partidos e partidos que compóe a base do governo foram os que se beneficiaram
 com os prejuízos da má gestão, entáo é justo que arquem com a conta do prejuízo.





quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O POLÍTICO MENTIROSO E O LOBO

Um Pastor de ovelhas, encarregado de tomar conta de um rebanho perto de um vilarejo por algumas vezes, fez com que os moradores e os donos dos animais viessem correndo apavorados ao local do pasto, sempre que eles ouviam o pastor desesperado gritar por socorro dizendo: "Lobo! Lobo! Lobo!"
E quando os moradores e donos das ovelhas iam correndo para o local do pastoreio para socorrer o pastor e salvar as ovelhas, imaginando que o pastor e ovelhas estavam em perigo com o lobo, quando lá chegavam, os moradores e os donos das ovelhas viam o pastor rindo e zombando do pavor que todos eles estavam sentindo.
Mas um dia, entretanto, o lobo de fato se aproximou do rebanho. E o pastor, agora, realmente estava em apuros, e, apavorado, tomado pelo terror e aflição, o pastor gritava desesperado: “Socorro! Socorro! Socorro! Por favor! Ajudem! Ajudem! O lobo está matando todo o rebanho e pode me matar também!"
Mas, dessa vez seus gritos foram em vão, pois achando que os gritos do pastor eram mais uma brincadeira, ninguém levou á sério e não deu ouvidos aos seus apelos.
E o lobo matou as ovelhas; matou o pastor e desapareceu pra dentro da mata enorme e nunca mais foi visto.
Comunismo e Socialismo: As Várias Faces do Mal - Máscaras de Lula, Haddad, Ciro Gomes, Marina Silva, Manuela D`ávila, Boulos sob as fotos de seus ídolos comunistas-socialistas. (Ton MarMel. #marmel #martmel)

Moral da História 1
Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele fala a verdade.

Moral da História 2
Homem sem palavra: Homem sem honra.


Notas sobre o autor, Esopo

Foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade das fábulas, como gênero literário.

Malgrado sua existência permaneça em dada medida incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas.

As fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.

Esopo, o mais conhecido dentre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Mas, pode ter ocorrido por volta do ano 620 A.C.

E embora várias localidades reivindiquem o posto maternal é comum que o tratem como originário de uma cidade chamada Cotiaeum, na província da antiga Frígia, Grécia.

Acredita-se que já nasceu escravo (mas, não escravo-negro como se imagina no Brasil) e pertenceu a dois senhores. O segundo Senhor viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.

Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza. 






terça-feira, 9 de outubro de 2018

VOTO IMPRESSO. MENOS FRAUDE

Pois é... De nada adianta votar se o povo não confia no meio para votação. De nada adianta votar se não permitem que o povo escolha como votar e como conferir o resultado de suas escolhas.

Então, um resultado eleitoral que não reflita a vontade da população é fraude, pela menor lógica de raciocínio, a começar pela ditadura do processo eleitoral, a começar pela imposição de modo e meio de eleger sem possibilidade do eleitor escolher o modo e meio de votar.



A eleição para cargos minoritários (deputados e senadores) de alguns candidatos coincidente com a vontade popular são apenas grãos de milho para pintos e galinhas famintos, para que saciem suas fomes por instantes, para que acreditem no sistema, para que confiem (ou desconfiem menos das fraudes do sistema), para que acreditem que decidem os rumos e destinos da coletividade, do município, do estado, da nação., pra que acreditem que estão no comando da rede de poder e se tornem novamente pacíficos e reconduzidos ordeiramente.